Mostra Cênica de Inverno da Unicamp

Imaginem uma escola de teatro em que as alunas e os alunos apresentem exercicios-espetáculos ao final do semestre.

Imaginem que estes trabalhos são reunidos numa mostra organizada pelo corpo discente, sob orientação de seus docentes e funcionários técnicos.

Imaginem que, neste contexto, todas as cenas têm, ao menos, uma das sessões com ações de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.

Imaginem que este público entra na sala antes que os demais espectadores para tocar cenários, figurinos e instrumentos musicais e, assim, criar referências que fomentem a sua fruição das obras.

Imaginem que são as alunas e os alunos que, sob orientação de um Laboratório de Acessibilidade da própria instituição, elaboram o roteiro de audiodescrição, bem como o desempenham ao longo da apresentação.

Esta escola existe e eu tenho a sorte de trabalhar nela: o Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp! Isto é uma universidade pública e gratuita. Isto é um patrimônio do povo de São Paulo e do Brasil!

Em tempo: nos dois últimos semestres, esta mostra é Coordenada pela Profa. Alice Possani e os atuais Coordenadores do nosso curso são Rodrigo Spina e Verônica Fabrini.