Yoshito Ohno: flor e pássaro

"O senhor poderia, gentilmente, me conceder uma entrevista?" Esta foi a pergunta que eu fiz a Yoshioto Ohno, quando estagiei brevemente no Kazuo Ohno Dance Studio, em Yokohama, no Japão, em 2014.

Porém, o pedido mais justo seria: "O senhor poderia, gentilmente, me dançar uma entrevista?" Depois de 5 minutos da primeira questão, Ohno levantava-se da cadeira e bailava: demonstrava exercícios; reproduzia trechos de coreografias antigas; imitava Tatsumi Hijikata, o formulador essencial da dança butô, e Kazuo Ohno, seu pai e internacionalmente o mais célebre intérprete desta manifestação.

Durante a conversa, ele me explicou que Hijikata via o seu movimento e sentenciava: "A sua dança relaciona-se a flores e pássaros."

Hoje, Yoshito Ohno faleceu e começa, possivelmente, a parte mais importante da sua obra: a chance de se transmutar naquilo que, outrora, apenas expressava - flores e pássaros.

Na minha despedida, ele me deu uma rosa e recomendou: "Leve-a como a sua professora". Assim, eu tenho a sorte de seguir dançando com o mestre.